Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Águeda Exporta

O projeto Águeda Exporta é parte integrante do programa de desenvolvimento empresarial da Autarquia de Águeda – ÁGUEDA EMPREENDE, que inclui outros 3 projetos: Águeda Inova (inovação e criação de empresas), Águeda Emprega (criação de emprego e qualificação) e Águeda Investe (apoio financeiro às empresas).

O projeto Águeda Exporta pretende, em primeiro lugar, promover a internacionalização das PME´s do Concelho de Águeda, não isoladamente mas através da constituição de uma rede de empresas que participem nas missões e feiras internacionais em parceria.

Assim, o projeto consiste na preparação de missões empresariais, sendo o principal promotor e financiador desta iniciativa a Autarquia de Águeda, assumindo toda a logística associada à preparação e participação nos eventos.

Existe uma particularidade em relação à forma como as missões e/ou participações são preparadas, já que existe apenas um stand ou espaço único onde estão representadas todas as empresas e onde são promovidas pela Autarquia de forma igual. Este aspeto é tanto mais relevante pelo facto desta forma de organização potenciar uma maior proximidade entre as próprias empresas participantes, ajudando a esbater barreiras que muitas vezes existem no dia a dia.

Foi exatamente este espírito colaborativo e de criação de redes que levou ao primeiro evento deste projeto, nessa fase à escala nacional, e que ocorreu na Tektónica 2012 – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, em Lisboa, onde esteve presente o projeto Águeda Concept. Este juntou 35 empresas e entidades do concelho e da região de Águeda na criação e apresentação de uma casa sustentável, de arquitetura modular, e totalmente equipada pela rede de parceiros. Este projeto alcançou grande projeção mediática e mostrou as potencialidades do trabalho conjunto na presença em certames e exposições de caráter nacional e internacional.

No seguimento deste projeto foram promovidas e organizadas as participações em duas feiras internacionais, especificamente na Intercasa Moçambique 2013 e ainda na Construmar DÉCO 2013, em Marrocos ambas em parceria com a AIP – Feiras, Congressos e Eventos, onde estiveram presentes 20 PME´s de Águeda.

Refira-se ainda outra particularidade do projeto, relativa à adoção de uma metodologia mista para as missões em termos de empresas e produtos, isto é, o projeto assenta na ideia de que, independentemente de se pretender participar numa feira temática, as missões de Águeda serão sempre multisetoriais, pois tal é importante na lógica de perceber o que é que os mercados em presença poderão estar à procura para além dos produtos que seria de encontrar no certame em questão, efetuando-se assim uma abordagem múltipla aos mercados.

Desta forma, e passados já quase dois anos sobre a primeira iniciativa do projeto, podemos dizer que os resultados foram positivos, não apenas pela visibilidade cada vez maior que as empresas de Águeda vão adquirindo no exterior, como também pelas redes que tem sido possível criar entre estas, reforçando o tecido empresarial e criando estruturas locais mais sólidas, o que, no caso português, é algo que necessariamente tem que ser desenvolvido, face à pouca importância da nossa indústria em termos de cadeia de valor à escala global.

Importa ainda mencionar que o trabalho desenvolvido pela Autarquia neste projeto não se esgota na realização dos eventos, pois antes dos mesmos são realizadas ações de esclarecimento das empresas sobre os problemas e desafios que irão encontrar, e na fase posterior é encetado um apoio na ligação entre as empresas e os contactos recolhidos pela Autarquia nos certames.

Cumulativamente, e como ações de apoio importa destacar o almoço-debate com a Embaixada do Brasil, realizado a 16/março/2012, com o Conselheiro do Embaixador do Brasil em Portugal), a sessão pública sobre “Mercados árabes: oportunidades e potencialidades” promovida pela CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa), o seminário Águeda é futuro promovido pela Multisector e uma sessão sobre “Missões Internacionais” promovida pela AIP.

Refira-se que a Autarquia de Águeda, no âmbito do projeto Águeda Exporta, prevê a realização para este ano (2014) de novas missões internacionais, nomeadamente à Colômbia e à China, países que se encontram em grande expansão económica e cujos mercados são apetecíveis para a tipologia de empresas de Águeda.

Os empresários que pretendam participar nestas missões deverão contactar a Linha de Apoio ao Empresário (Dr. Pedro Alves), para os telefones: 962 029 814 / 234 610 070 (ext. 1534), ou pelo e-mail pedro.alves@cm-agueda.pt

Conteúdos sobre Internacionalização das empresas

Guia do Exportador