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Ação Social

A acção social é um sistema que:

  • Assegura protecção às pessoas e grupos desfavorecidos da sociedade através da atribuição de vários tipos de prestações que visam uma melhoria da sua qualidade de vida.
  • Dinamiza, promove e concretiza um conjunto de acções para favorecer a inserção social e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, famílias e grupos, de forma autónoma ou no âmbito de parcerias entre instituições públicas e privadas que contribuem para a construção de uma sociedade mais coesa e solidária.

Ambiciona-se uma intervenção social integrada, um serviço de apoio social com qualidade, que facilite a plena integração dos munícipes no meio envolvente bem como, a plena cidadania, com direitos e deveres devidamente assimilados.

Sendo as autarquias, o poder mais próximo da população, consideramos que temos que assumir um papel de relevo na resolução dos problemas concretos das populações, e perante a crescente alteração de competências autárquicas, temos que dar uma particular atenção às questões de âmbito social, prestando um conjunto de serviços e iniciativas à população com o objectivo de apoiar os cidadãos, na melhoria das suas capacidades e na resolução das suas necessidades.

O nosso trabalho não se tem confinado apenas à acção social directa, nomeadamente no apoio e promoção de iniciativas concretas de intervenção, mas tem havido uma preocupação em privilegiar a componente social em todo o processo de desenvolvimento concelho, bem como o trabalho conjunto com as instituições concelhias.

O Serviço de Acção Social pretende dar uma resposta de qualidade efectiva aos problemas sociais do concelho e da população envolta na pobreza e exclusão social, assumindo uma política social que visa:

  • Intervir com a comunidade;
  • Privilegiar uma aproximação aos cidadãos;
  • Desencadear um trabalho de campo e no terreno;
  • Promover uma intervenção multidisciplinar;

 Acompanhamento de indivíduos e/ou famílias

A fim de proceder ao acompanhamento das situações, são realizadas:

  • Visitas domiciliárias para avaliar as situações acompanhadas com o objectivo de aprofundar o diagnóstico técnico e tomar conhecimento de outras situações que são sinalizadas através de contactos formais e/ou informais relevantes;
  • Articulação com outras instituições;
  • Reflexão sobre as metodologias de intervenção adequadas aos munícipes, bem como a procura de respostas a situações específicas, atendendo aos recursos existentes na comunidade e fora dela.

Contactos

Atendimento ao público: Segundas das 13h às 16h30 no Gabinete de Apoio ao Munícipe, no Edifício da Câmara Municipal.
Tel: 234 180 111