Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Desenvolvimento Económico :: Prémios Europeus de Promoção Empresarial até 21 de maio

06 Mai '12
2012051022592367728 1 725 999

A Comissão Europeia lançou mais uma edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, que premeiam o sucesso (...)

A Comissão Europeia lançou mais uma edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, que premeiam o sucesso dos organismos públicos e das parcerias público-privadas na promoção das empresas e do empreendedorismo.

 

Esta edição de 2012 contempla, entre outros temas, o financiamento de Pequenas e Médias Empresas (PME) para empresários que queiram expandir as suas atividades e entrar em novos mercados.

 

No atual contexto económico, reconhece-se que as PME contribuem para o crescimento e têm um potencial de criação de emprego impressionante (consulte o Estudo sobre o impacto das PME no mercado de trabalho da UE). As PME são responsáveis por 85% de todos os novos postos de trabalho na UE. As autoridades públicas apoiam as PME através de um grande número de iniciativas.

 

As medidas com maiores repercussões serão escolhidas por um júri de peritos e receberão o respetivo prémio na Assembleia de PME de 2012, que se realizará em Chipre, em novembro próximo.

 

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial dão a conhecer anualmente iniciativas de sucesso de toda a Europa que criaram situações mutuamente vantajosas para empresas e comunidades. Esta iniciativa surge da necessidade de divulgar e promover histórias reais de sucesso e dotar a Europa de uma abordagem mais orientada para a atividade empresarial e mais favorável às empresas. Trata-se de algo essencial para a criação de emprego e a retoma da economia.

 

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial concedidos anualmente pela Comissão Europeia têm por objetivo:

- Identificar e reconhecer iniciativas de sucesso que promovam as empresas e o empreendedorismo;

- Mostrar e partilhar exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo;

- Proporcionar uma maior consciencialização do papel dos empresários na sociedade;

- Encorajar e inspirar potenciais empresários.

 

Os prémios dividem-se em cinco categorias distintas:

- Promoção do espírito empresarial

- Investimento em qualificações

- Desenvolvimento do ambiente empresarial

- Apoio à internacionalização das empresas

- Iniciativa empresarial responsável e inclusiva

 

A competição inclui duas fases de qualificação: os candidatos devem, primeiro, competir a nível nacional. Cada país pode selecionar dois candidatos que participarão na competição europeia até 16 de julho de 2012.

 

As candidaturas, em formulário próprio, devem ser apresentadas ao IAPMEI até ao dia 21 de Maio (data de selo do correio – sugere-se registada e com aviso de receção) e enviadas em envelope fechado para: Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2012 – Direção de Promoção da Inovação / IAPMEI – Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Edifício L – 1649-038 LISBOA. Os documentos devem ser enviados também para premioseuropeus@iapmei.pt

 

Manual operacional:

http://www.iapmei.pt/resources/download/EEPA_2012_OMvf.pdf

 

Formulário de candidatura:

http://www.iapmei.pt/resources/download/EEPA_2012_EFvf.doc

 

 

Para mais informações deve contatar o IAPMEI, que é a unidade de contato nacional:

Direção de Promoção da Inovação – Helena Moura

Correio-e: premioseuropeus@iapmei.pt

Tel.: 21 383 6160 / 21 383 62 28

Fax.: 21 383 6255

 

Está ainda disponível um sítio-eletrónico com toda a informação relevante:

http://www.premioseuropeus.iapmei.pt/

 

 


A Câmara Municipal de Águeda e os Prémios Europeus de Promoção Empresarial
Recorde-se que a Câmara Municipal de Águeda recebeu em fevereiro de 2009 o prémio nacional relativo à categoria Redução de Burocracia, no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

A Câmara de Águeda saiu vencedora com o projecto Processo-Burocracia=+Eficiência relativo aos avanços obtidos na área dos licenciamentos de obras, área que a edilidade estabeleceu como prioritária desde o início do seu mandato e que já motivou a visita de diversas autarquias do país, com o objectivo de conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promovidos pela Comissão Europeia para incentivar a iniciativa empresarial nas regiões da Europa, pretendem ser um tributo às boas práticas que, em diversas áreas, contribuam para criar um clima favorável ao desenvolvimento sustentado das economias.