AguedaTv

Jornadas Internacionais de Turismo

12 Jul '17
Jor turismo 1 725 999

Decorreram nos dias 7 e 8 de julho, em Águeda, as Jornadas Internacionais de Turismo, este evento foi organizado pela Câmara Municipal e teve a presença de oradores de diferentes países.

A sessão de abertura destas Jornadas contou com a presença do Presidente da Autarquia, Gil Nadais, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Estiveram presentes cerca de 150 participantes, de todo o país, empresas da área do turismo, universidades e outras entidades do setor. Nesta que foi a terceira edição das Jornadas Internacionais de Turismo, o município promoveu sessões de networking e troca de experiências entre projetos de relevância nacional e internacional, boas práticas na área do turismo e do marketing digital. Integraram o painel de oradores bloggers, agentes e comitivas, nomeadamente do Brasil, Cabo Verde, Espanha e Açores.

No primeiro dia os temas abordados foram: “(Re) Inventar e (Re) Aproveitar Ideias do Turismo Sustentável - Como tornar um destino sustentável”, e " O Enoturismo como Fator de Desenvolvimento e Atração de um Destino - Novas Dinâmicas".

Foi possível conhecer um estudo de caso sobre a floresta da Amazónia e como esta se pode tornar mais sustentável - "Como o ouro verde pode salvar a Amazónia". Foi também efetuada uma apresentação intitulada "A percepção que os turistas têm de Portugal", que deu especial relevo à hospitalidade e forma de receber do povo português.
A segunda parte deste primeiro painel foi dedicada à apresentação de boas práticas de diferentes unidades hoteleiras e de alojamento de Portugal, nomeadamente do Pedras Salgadas spa & nature park, Casa das Penhas Douradas e Burel Factory e Visabeira Turismo. Estas incidiram no tema do turismo sustentável e na ligação deste com a natureza e os produtos endógenos.

No segundo painel, "O Enoturismo como Fator de Desenvolvimento e Atração de um Destino - Novas Dinâmicas", o tema principal foi o vinho e a forma como este pode atrair e captar turistas para assim complementar a oferta turística de uma região.

O segundo dia foi preenchido por três painéis, o primeiro “Conversando Sobre Turismo: Gerar Negócios Entre Portugal e Brasil”, promovido em parceria com a Noratur, que contou com a participação de oradores convidados provenientes do Brasil que apresentaram as suas experiências e projetos realizados na área de Turismo e como estes podem permitir aproximar regiões e países em prol do desenvolvimento comum.

O painel IV trouxe à conversa a geminação turística entre Portugal e o Brasil e o Cluster de Turismo da Galiza. Houve ainda lugar a uma apresentação relativa ao estado do turismo e projetos de futuro na Ilha do Sal – Cabo Verde.

O último painel foi dedicado aos bloggers, os presentes puderam ouvir falar acerca do tema “Como colocar um destino na moda”, esta discussão captou bastante a atenção de todos, pois a internet e as redes sociais fazem cada vez mais parte do dia a dia de todas as pessoas, perceber como este meio pode ser utilizado como veículo de apresentação de experiências e promoção turística.

Após o evento as reações dos presentes foram muito positivas, no que concerne aos temas abordados e à organização do evento. O balanço final é assim bastante positivo, pois estas Jornadas contribuíram especialmente para a projeção do Município de Águeda com especial destaque para a promoção turística do concelho.

Foi um evento de sucesso e promotor de novas oportunidades de negócios a nível nacional e internacional!

Reportagem Águeda TV

Apresentações

Painel I

Como Ouro Verde pode Salvar a Amazónia