Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Águeda – Primeira e Única Câmara do País a obter o 2.º nível de reconhecimento europeu da EFQM – “Recognised for Excellence” – 4 Estrelas

07 Jul '17
Proposta banner efqm 1 725 999

No mês de março, Águeda recebeu uma equipa de 3 avaliadores da Excelência da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, durante 2 dias, para avaliar a organização em cada um dos critérios e subcritérios do Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), incluindo a identificação e validação de pontos fortes e áreas de melhoria por critério do Modelo, assim como o perfil de pontuação, permitindo a obtenção do reconhecimento “Recognised for Excellence” – 4 Estrelas, sendo a primeira e única Câmara do país a obter este reconhecimento.

O Município de Águeda é o primeiro do país a receber o reconhecimento europeu “Recognised for Excellence” da EFQM, o que demonstra que Águeda é um Município modelo e reconhece que a sua estratégia, liderança, comportamentos e resultados devem ser seguidas para alcançar a excelência na Gestão Autárquica.

Estes resultados são fruto duma correta liderança, do esforço dos seus colaboradores e dum alto nível de exigência dos cidadãos aguedenses.

No próximo dia 14 de julho de 2017, pelas 21 horas, no Centro de Artes de Águeda irá decorrer a Gala do Reconhecimento de Excelência da Câmara Municipal de Águeda, onde o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, irá receber o Certificado com 2.º nível de reconhecimento europeu da EFQM – “Recognised for Excellence” – 4 Estrelas.
Gil Nadais, Presidente da Edilidade referiu que “O Município de Águeda tem vindo a ser distinguido ao longo dos anos com vários prémios que fazem deste um Município de Excelência. Excelência essa, que apenas é possível alcançar por causa dos seus trabalhadores e por causa do esforço e empenho que estes dedicam à Câmara Municipal de Águeda, elevando esta edilidade a motivo de orgulho da comunidade e mantendo incólume o seu significado e dignidade.” Acrescentou ainda, que a Gala pretende ser um momento de homenagem e agradecimento a todos os que contribuíram para este resultado.

>> O Percurso do Reconhecimento de Excelência da Autarquia de Águeda

A EFQM (European Foundation for Quality Management) lançou os Níveis de Excelência, um Esquema de Reconhecimento Europeu consistente com padrões europeus, que pretende reconhecer as conquistas alcançadas pelas organizações e encorajar esforços futuros ainda mais ambiciosos. Este esquema constitui um caminho para motivar e encorajar as organizações à prática da melhoria sistemática, proporcionando uma orientação para a formação e aprendizagem. Fornece metas chave e possibilita a demonstração do progresso de uma organização aos seus colaboradores, fornecedores e clientes.


Neste sentido, a Câmara Municipal de Águeda iniciou a sua jornada a caminho da excelência, pela obtenção do nível de reconhecimento “Committed to Excellence” da EFQM (European Foundation for Quality Management), em 2009, criando a paixão e compromisso entre as partes interessadas internas, de forma a gerar o impulso necessário para a compreensão do seu nível de desempenho atual e estabelecer prioridades de melhoria das suas atividades.
Já em 2016, encetamos um novo trilho: o 2.º Nível da Excelência – Recognised for Excellence.


Este nível destina-se a organizações que estão a trilhar de forma consistente o percurso rumo à excelência organizacional, que detêm experiência em processos de autoavaliação segundo o Modelo de Excelência da EFQM, incluindo todas as 32 partes de critério, e que obtêm no mínimo 300 pontos (3 estrelas), oferecendo aos candidatos os benefícios de uma abordagem estruturada para identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria da organização.
Em finais de março a APQ comunicou formalmente que “…a Câmara Municipal de Águeda alcançou o reconhecimento Recognised for Excellence – 4 estrelas, atribuído pela APQ no âmbito do esquema europeu Níveis de Excelência”, referindo que “Este reconhecimento revela o compromisso assumido por V. Exas. com a Excelência e é, certamente, um motivo de orgulho para todos os colaboradores e um exemplo a seguir por outras organizações”.

A equipa de avaliadores salientou, como Aspetos/ Pontos Fortes Chave, entre outros:


- Águeda é reconhecida como um Concelho bom para viver, a transparência de procedimentos na gestão do Município tem promovido o concelho de Águeda como um concelho de referência em Portugal.

- A estratégia da liderança municipal tem nos resultados eleitorais a demonstração ao mais alto nível a qualidade das suas políticas municipais reconhecidas pelos seus cidadãos.

- O alívio da carga fiscal aos cidadãos e empresas, permite que Águeda seja reconhecida a nível nacional, como uma ‘Human Smart City’ devido as políticas de Apoio a Família, promovendo medidas que contribuem para o aumento da natalidade, a qualidade de vida, fomentando também a coesão social.
Existência de canais de comunicação que reforçam o combate à infoexclusão e transparência das atividades e gestão municipal, através de plataforma i4C (Information for Citizens)

 - Disponibilidade de novos parques empresariais infraestruturados (Parque Empresarial do Casarão) para atrair novas empresas tem permitido atrair novos investimentos estrangeiros e a criação de empregos mais qualificados.

- A preocupação em atrair e fixar novos habitantes para responder as necessidades da fixação de novas empresas, levou o Município de Águeda a melhorar as infraestruturas escolares e a desenvolver políticas de educação que deem respostas para que as famílias se fixem no concelho e para preparar as crianças para uma Sociedade da Informação e do Conhecimento, através do projeto Águeda Educação+.
Modernização Administrativa suportada em tecnologias emergentes, que permite ao município responder às necessidades dos seus cidadãos, oferecendo valor acrescentado (qualidade, rapidez, eficiência) e elevada transparência.

- A solidez e liquidez financeira permitem à autarquia iniciar investimentos sem ter garantia de fundos de quadros comunitários. Esta gestão equilibrada tem permitido ao município reduzir o nível de impostos para com o seu cidadão, melhorando a sua qualidade de vida.

- A existência de espaço com maior capacidade de incubação física permite maior qualidade e capacidade de incubar novas empresas, potenciando a partilha de conhecimentos entre os empreendedores e alunos das escolas do concelho.

 - A Camara Municipal de Águeda apresenta um conjunto de reconhecimentos que demonstram o espirito inovador da autarquia.

Este reconhecimento vem comprovar o progresso vivido e sentido pelo Município, posicionando-nos como uma Autarquia que demonstra experiência na implementação de referenciais de gestão e dos conceitos da Excelência e, ao mesmo tempo, reconhece o esforço bem-sucedido de todas as pessoas que fazem parte desta organização na implementação da Excelência e de boas práticas.

R4E 4  - 2017

 

Convite