Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Município de Águeda promove workshop de birdwatching

21 Abr '17
4 birdwatching 2017 a3 v2 1 725 999

O Município de Águeda realiza, a 27 e 28 de maio, a terceira edição do workshop de birdwatching, com uma sessão mais teórica, no primeiro dia, e uma prática, no segundo, que inclui uma saída de campo à lagoa da Pateira de Fermentelos.

A realização anual de um workshop para observação de aves na Pateira de Fermentelos, entre outras ações e projetos, integra a estratégia municipal para a promoção do turismo de natureza, preservação dos habitats naturais e educação ambiental.

Esta iniciativa, já realizada em 2015 e 2016, ministrada sempre por um formador especializado, tem permitido aos participantes obter informações sobre a modalidade, quer teóricas, em ambiente de sala, quer práticas, através da observação de aves in loco.


Na edição deste ano pretende-se, para além de capacitar os participantes para a identificação das espécies de aves, reforçar a transmissão de conhecimentos relativos ao ecossistema Pateira de Fermentelos, enquanto área classificada da Rede Natura (Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e Sítio de Importância Comunitária da Ria de Aveiro) e Zona Húmida de Importância Internacional para as Aves Aquáticas (Convenção de Ramsar).


A sessão teórico-prática, que decorrerá no dia 27 de maio na sala de formação da Câmara Municipal de Águeda, abordará conteúdos como habitats e grupos de fauna e flora, informações básicas para a observação de aves, espécies de avifauna que ocorrem na Pateira de Fermentelos, havendo ainda uma pequena saída de campo. No domingo de manhã, o percurso aquático previsto no programa tem como finalidade a observação de aves e visita ao sítio Ramsar “Lagoa da Pateira de Fermentelos e Vales dos Rios Águeda e Cértima”, espaço de excelência para a prática da atividade.


Dirigida a todos os interessados em observação e interpretação da natureza e das aves, as inscrições são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias, devendo ser efetuadas até 24 de maio, através do 234 180 197 ou dv-as@cm-agueda.pt .