AguedaTv

Câmara de Águeda ocupa 3º lugar no Ranking Nacional do Índice de Transparência

08 Fev '17
3lugar rankingbanner site cmma 1 725 999

A Câmara Municipal de Águeda subiu 49 posições no Índice de Transparência Municipal, da Associação Cívica Transparência e Integridade, ocupando em 2016 o terceiro lugar no ranking nacional.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reagiu aos resultados alcançados afirmando que “ este é o reconhecimento da aposta do executivo municipal na aproximação dos processos de decisão aos cidadãos, tornando a estrutura municipal aberta e transparente, na qual o cidadão tem acesso a informação sobre a atividade autárquica diária”. Agradeceu ainda o “empenho e colaboração de todos os funcionários da autarquia que acreditaram que era possível mudar o paradigma da gestão das autarquias em Portugal”.

Em 2015 o Município de Águeda ocupava a posição 52º, com um Índice de Transparência Municipal de 61,12, tendo em 2016 obtido 97,80. Águeda foi apenas ultrapassada pela autarquia de Alfândega da Fé, que renovou a liderança como o município mais transparente do país, e Carregal do Sal ocupa a segunda posição do ranking.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) tem como objetivo medir o grau de transparência dos municípios portugueses, através da análise do volume e tipo de informação sobre a estrutura, funcionamento e gestão municipais, por via da informação disponibilizada online nos websites dos municípios, num total de 308 municípios portugueses.

Segundo dados da associação, "o resultado é animador e mostra que as autarquias compreendem o potencial das novas tecnologias na prestação de contas aos eleitores".

Esta quarta-feira, 8 de fevereiro, no Auditório Sousa Pinto (Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro), realiza-se uma sessão de apresentação pública do Índice de Transparência Municipal – edição 2016, com especial enfoque na Região de Aveiro.
Mais informação sobre o ITM: www.transparencia.pt