Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e Dia da Floresta Autóctone assinalados pelo Município de Águeda

23 Dez '16
Sepr aea 7 11 016  6  1 725 999

No decorrer do presente ano letivo, e dando continuidade ao projeto Escolas Sustentáveis, a Câmara Municipal de Águeda já realizou diversas sessões e atividades temáticas de sensibilização ambiental em escolas do concelho, envolvendo mais de 1500 alunos e restante comunidade educativa dos agrupamentos escolares (EB Fernando Caldeira, EB nº2 de Aguada de Cima, Escola Artur Nunes Vidal de Fermentelos, EB1 e EB 2,3 do Centro Escolar de Valongo do Vouga).

Enquadradas no Dia da Floresta Autóctone foram realizadas 6 sessões de educação ambiental nas escolas dos Agrupamentos de Escolas de Águeda e Águeda Sul, pelas quais se alertou para a importância de preservar a vegetação nativa. A divulgação do Projeto de Recuperação Ecológica do Cabeço Santo foi realizada por representantes do projeto e técnicos do Município, permitindo aos mais de 250 alunos participantes conhecer as técnicas utilizadas para conseguir a recuperação do espaço alocado ao projeto, bem como resultados obtidos nos 10 anos de atividade desta iniciativa.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e Dia da Floresta Autóctone assinalados pelo Município de Águeda

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR) surgiu em 2009, numa iniciativa da União Europeia, para sensibilizar os seus cidadãos para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção da sua produção. A valorização de resíduos é uma temática central para garantir a qualidade de vida da população, bem como para o equilíbrio ambiental, o Município de Águeda promoveu a realização de uma multiplicidade de atividades em articulação com os agrupamentos escolares do concelho visando a sensibilização de alunos, professores e funcionários para a importância das atitudes individuais, incentivando a realização da separação seletiva e da reciclagem.

A presença da Casa do Ambiente da ERSUC em duas escolas do concelho permitiu a toda a comunidade conhecer mais sobre a temática da produção, gestão e tratamento dos resíduos, transmitindo conceitos associados a estas matérias através de atividades pedagógicas.

O Presidente do Município de Águeda, Gil Nadais, reiterou o empenho da Autarquia em continuar a trabalhar para termos uma comunidade mas sustentável! Para mais informações contactar a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade através do endereço eletrónico dv-as@cm-agueda.pt.